Cartas a um jovem poeta [Rainer Maria Rilke]

Cartas a um Jovem Poeta

Olha, isso aqui é um pequeno manual sobre a vida que a gente devia carregar por onde quer que a gente fosse. Rilke não havia chegado ainda aos 30 anos, mas a sua lucidez impressiona. Fala sobre a poesia, claro, mas fala sobretudo sobre a vida, sobre o amor e sobre a solidão (que anda muito mal vista em nossos dias, mas Rilke a redime praticamente como virtude).

Pode-se falar em “filosofia de Rilke” e ela tem um potencial enorme de conseguir adeptos mesmo em nossos dias, pois a sabedoria que emana desse livro parece atemporal. Chamo a atenção, por exemplo, para a fantástica defesa que Rilke faz do feminino não mais como mera oposição ao masculino, mas como um gênero efetivamente independente, cuja ascensão permitirá que o próprio amor se dê em bases mais humanas. São palavras que ressoam nas causas feministas de nossos tempos. Do mesmo modo, os problemas de se amar quando não se está preparado ou pelos motivos equivocados também são extremamente atuais.

Que grande generosidade a de Rilke ao escrever cartas tão detalhadas e tão profundas para um simples aspirante a poeta. Que grande força interior, fruto de muita reflexão e sofrimento, esse homem conseguiu juntar em tão pouco tempo de vida!

É livro para ler e reler muitas vezes ao longo da vida.

_________
Cartas a um jovem poeta, Rainer Maria Rilke
L&PM, 2006
Preço (novo): R$ 20

Estante Virtual (usado): a partir de R$ 8

Deixe um comentário